Canaviais passam por renovação

 

O plantio de cana de cana nas usinas ocorre em três diferentes períodos. De janeiro a abril, as equipes trabalham para plantar a chamada ‘cana de ano e meio’, áreas que são cultivadas de 14 a 16 meses até o ponto de corte. Há ainda o ‘plantio de inverno’, feito de março a agosto, leva 12 meses para estar pronto para a colheita e depende de irrigação para que ocorra a germinação, pois este é feito num período de estiagem. Já o ‘plantio de ano”, feito entre setembro a novembro, também é colhido em 12 meses.

É justamente este terceiro período que a equipe agrícola da Usina Estiva está finalizando. Segundo Marcello Bento, gerente de Área Agrícola, a expectativa é uma renovação acelerada dos canaviais próprios nos próximos cinco anos. “A empresa investe na renovação de seu canavial próprio e tem equipes comprometidas visando também o manejo do solo de modo a conservar as áreas de plantio”, lembra.

José Francisco Dantas, supervisor de Preparo de Solo e Plantio, conta que, para isso, são usadas técnicas topográficas como a construção de curvas de nível (ou terraços), carreadores com encabeçamento e vírgulas e outras medidas que buscam, além da conservação do solo, melhorias na qualidade e rendimento na operação de colheita e tratos culturais.

 

Cultura de rotação

 

cultura de rotação.JPG (8.59 MB)

 

Terra também precisa de descanso e de reposição de nutrientes, tais como o Nitrogênio, um dos elementos essenciais no desenvolvimento da planta. Por isso, antes de iniciar o plantio de uma nova área, a equipe do Agrícola planta leguminosas. As escolhidas nas áreas da Estiva hoje são a soja, o amendoim e a crotalária. A técnica conhecida como adubação verde, “beneficia a terra com a fixação de nitrogênio para planta, além do controle de pragas e doenças ”, segundo Bento e Dantas explicaram.

Outro item que merece atenção é o combate às pragas de solo. Segundo eles, 100% da área plantada recebem aplicações de insumos, no momento da fundação da lavoura, com a finalidade da cana planta germinar e se desenvolver sem nenhum problema.

 

Revisitando a plantação por qualidade total

 

visita.jpg (197 KB)

As equipes que atuam no preparo e plantio dos canaviais na Usina Estiva não se atêm apenas a esta tarefa. Depois que o trabalho é concluído, e após um período que varia de 60 a 90 dias, os trabalhadores voltam para ver como as plantas evoluíram, o que deu certo e o que precisa ser melhorado. “As visitas contribuem para melhorias importantes nos processos de preparo e plantio”, explica o gerente de Área Agrícola Marcello Bento.

O que se vê nos canaviais também é abordado em palestras e outras visitas realizadas. “Estamos em processo contínuo de aprendizado e melhorias, o que contribui para a evolução de cada colaborador e também dos resultados obtidos no nosso trabalho, sempre com o apoio e incentivo da diretoria”, afirmou Bento.

Comentários ()


Houve um erro no carregamento da página. Estamos trabalhando para soluciona-lo.[1]