Bom uso de caminhões otimiza potencialidade dos veículos que transportam cana

Explorar ao máximo os recursos tecnológicos de seus caminhões, reduzir desgastes e consumo de combustíveis. Com isso em mente, a Usina Estiva contou com a experiência e tecnologia da Volvo, montadora de veículos utilizados no transporte de cana na empresa. A montadora, com o aval da diretoria, trouxe seus instrutores para mostrar aos operadores todas as potencialidades que os veículos possuem e como aproveitar delas ao máximo.

O resultado foi animador. Os caminhões envolvidos no treinamento rodaram 11,5% a mais com a mesma quantidade de combustível no período avaliado. Também apresentaram menor desgaste de peças e maior vida útil. “Há vários benefícios que advém do total aproveitamento da tecnologia embarcada e o treinamento permitiu que nossos operadores pudessem se valer de todos os recursos existentes”, aponta Luiz Gustavo Lazarini, supervisor de Frota.

De junho a outubro, período avaliado pela equipe de Lazarini, os 15 caminhões, que fizeram parte do estudo, transportaram cana para a indústria consumindo 54.470 litros de óleo diesel a menos. “Este resultado vem de treinamentos e cursos realizados antes da safra e durante a safra, além do acompanhado ao longo dos meses”, apontou Fausto Santos, gestor de Transportes.

Comentários ()