Matriz energética de fonte renovável é o objetivo do Programa RenovaBio

Ciente dos benefícios que o mundo tem com a adoção cada vez maior de combustíveis renováveis, a Usina São José da Estiva aderiu ao RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis. Um dos objetivos desta política é o de promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, com ênfase na regularidade do abastecimento. A redução de emissões de gases causadores do efeito estufa é outra importante medida que permitirá ao Brasil cumprir os compromissos assumidos no Acordo de Paris, tratado internacional assinado por 195 países.

Para cumprir todas as etapas desta certificação na Usina Estiva – e dar continuidade ao RenovaBio -, uma equipe multidisciplinar tem atuado com afinco. Supervisionada pela alta gestão, ela é composta por colaboradores da produção e controle Agrícola e Industrial, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação.

No final de outubro, a empresa passou por auditoria externa, mas o processo tem fases que antecederam a visita dos auditores. “Fizemos a alimentação de planilha. Nela colocamos informações sobre a elegibilidade das áreas dos nossos canaviais e da nossa eficiência energética”, explica Roberto Silva, coordenador de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da Usina Estiva. Segundo ele, até a auditoria, a Estiva terá consolidado 95% de seus canaviais como elegíveis, de acordo com os critérios do RenovaBio (ver texto ao lado).

A certificação garantirá que, a cada venda de etanol, a empresa conquiste créditos de descarbonização, chamados de CBios. Recentemente, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério da Economia, do Banco Central (BC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da agência Brasil.Bolsa.Balcão (B3) definiram que os créditos serão comercializados como ativos ambientais. “Estamos aguardando mais detalhes sobre política de remuneração e de compensação do CBios, sua valoração e como esses ativos poderão ser usados pelos produtores de combustíveis”, explicou Roberto, que é gestor do RenovaBio na Estiva.

O que é o RenovaBio

O principal instrumento do RenovaBio é o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país.

Os produtores e importadores de biocombustíveis que aderirem voluntariamente ao programa poderão, a partir dessa produção certificada, comercializar esses créditos. Os distribuidores de combustíveis cumprirão a meta individual compulsória anual ao comprovar a propriedade dos CBIOs em sua carteira. O RenovaBio deverá entrar em vigor no dia 24 de dezembro.

 

Elegibilidade e Eficiência Energética

A adesão do RenovaBio significa que a usina atende requisitos ambientais e industriais. As áreas de plantio precisam estar dentro do Zoneamento Agroecológico (ZAE) ter o CAR – Cadastro Ambiental Rural -, ambos determinados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), além de não estar em áreas de preservação ambiental.

A Eficiência Energética, por sua vez, tem um escopo mais amplo e mede desde o consumo de combustíveis em toda a cadeia produtiva, até a eficiência industrial.

Comentários ()