Combate a incêndio: Usina Estiva participa de campanha regional

Os meses de estiagem – outono e inverno -, são sinônimo de fogo em mata e canaviais. A ocorrência de incêndios nestas áreas representa prejuízos em todo o país. O fogo descontrolado pode gerar danos não somente à lavoura, mas também à vegetação nativa e áreas de preservação ambiental.

Por isso, a Usina São José da Estiva se uniu a dezenas de outras empresas do setor sucroenergético e entidades públicas e privadas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e UDOP, para adotar medidas efetivas para a conscientização, prevenção e combate a incêndios. “Estamos sempre alinhados com as campanhas que têm por objetivo a preservação da vida e da saúde das pessoas. Entendemos que os incêndios, em mata ou canaviais, representam um sério risco às populações e ao meio ambiente”, disse Clézio Henrique dos Santos Menandros, gerente de Divisão Agrícola.

A campanha, denominada “Incêndio, não deixe esse assunto virar fumaça” foi lançada no dia 20 de maio, em uma transmissão ao vivo pela página oficial criada no Facebook. Várias ações de divulgação em mídias como rádio, tv, redes sociais e outdoor.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Lins, Dante Dias Vivan, explica que a maioria dos focos de fogo nas plantações tem origem nas áreas próximas às rodovias ou que tenham acesso fácil da comunidade. “Descarte de bitucas de cigarro em beiras de estrada, fogueiras, limpeza de terrenos, soltura de balões, latas ou vidros, e até mesmo garrafas pet, são as principais causas dos incêndios. Começar uma queimada é crime, e quem desrespeita a legislação deve responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. As orientações para quem flagrar princípio de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros, via 193”, finaliza o comandante regional.

A campanha que tem a participação do 37º Batalhão do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros de Lins, Defesa Civil de Lins, Polícia Militar Ambiental de Lins, AES Brasil, Cafealcool, Comdema, Usina Diana, Usina São José da Estiva, Usina Lins, Usina Renuka, Via Rondon, Triunfo Transbrasiliana e Sabesp, será lançada no dia 20 de maio, às 10h, por meio de uma live que será transmitida na fanpage do projeto Juntos Prevenindo Incêndios

(https://www.facebook.com/juntosprevenindoincendios).

Comentários ()