Usina Estiva revitaliza área de preservação permanente

A Usina São José da Estiva está trabalhando para recuperar e revitalizar uma APP, Área de Preservação Permanente, onde há uma nascente de água, dentro do parque industrial. A área estava tomada por leucenas, uma espécie exótica invasora que impede que outras espécies se proliferem e atrapalha a biodiversidade do local.
“Recebemos autorização da Cetesb, órgão do Estado que fiscaliza estes recursos naturais, iniciamos o projeto retirando primeiro as espécies invasoras, os entulhos do local, fazendo uma grande limpeza para depois iniciarmos o plantio de árvores nativas”, explica Roberto Silva, coordenador de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente.
Segundo ele, o método usado é o de plantio direto, com introdução de mudas produzidas em viveiro próprio da Usina Estiva. “São mais de três hectares de área e faremos o plantio de 5.300 mudas de espécies regionais que vão enriquecer a biodiversidade local”, explica Roberto.
A expectativa é de que o plantio termine em cerca de dois meses, e os cuidados com a manutenção se estendam por cerca de dois a três anos, dependendo do desenvolvimento das mudas inseridas no local.

foto 2 (Copy).jpg (204 KB)

Comentários ()