Desafio Literário 2021 é lançado oficialmente

Projeto alcançará mais de 2 mil alunos e 100 professores da rede municipal com atividades literárias.

 

A edição 2021 do projeto Desafio Literário foi oficialmente lançada durante encontro realizado na Usina São José da Estiva. O diretor Sandro Cabrera recebeu o secretário municipal de Educação, Ademir Almagro, representantes da Comtexto Cultural , Juliana Volpe e Júlia Berwerth, professores e coordenadores da rede municipal de ensino para o ato simbólico.

O projeto é patrocinado pela Usina São José da Estiva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com o apoio do Grêmio Novorizontino. Para Sandro Cabrera, a educação é uma importante ferramenta para construir um país melhor. “A leitura desperta um olhar crítico para o contexto em que vivemos. Por meio do Projeto Desafio Literário, contribuímos no desenvolvimento de cidadãos mais atentos com o futuro do país”, pontua.

Segundo ele, é sempre motivo de alegria colaborar com projetos que farão a diferença para os jovens estudantes. “Ficamos muito felizes em ser parte de um projeto que transforma vidas”, apontou.

Ademir Almagro afirmou que a realização do Desafio Literário permitirá que os estudantes tenham o processo de formação fortalecido pelas experiências que a leitura traz.

Com a leitura, eles se tornarão adultos capazes de olhar criticamente inúmeras situações que se apresentarem ao longo dos anos. É uma iniciativa com mudanças imediatas e que perdurarão até na vida profissional dos envolvidos. “O Desafio Literário é amplo e audacioso, com planejamento e apoio de equipe pedagógica capaz de executá-lo em médio e longo prazo”.

 

O projeto

Desafio Literário.jpg (284 KB) 

O Desafio Literário traz como proposta inicial desmistificar a literatura e tornar a leitura um momento de prazer. Segundo a pedagoga Juliana Volpe, que coordena o Desafio Literário, a literatura é um importante meio de desenvolvimento cultural, principalmente para crianças em idade escolar.   “Acreditamos que o projeto será fundamental para fomentar o gosto pela leitura, sendo o professor um mediador entre as crianças e os livros, interpretando-os e atribuindo-lhes significado, fazendo com que a leitura tenha sentido e esteja contextualizada”, explica.

O Desafio Literário será desenvolvido nas escolas do município, por meio da seleção de temas de acordo com idade dos participantes: contos de fadas para o 1º ano, fábulas e suas mensagens para o 2º, histórias em quadrinhos e gibis para o 3º., poesia para o 4º. Ano, e textos informativos, jornais, revistas, entrevistas e livros didáticos para o 5º. Assim, os professores trabalharão de maneira lúdica e prazerosa o mundo da literatura despertando novos olhares e possibilidades no processo de aprendizado e propondo uma relação entre o lúdico e o real.

 

Capacitação

capacitação - Capacitação 2021-06-22 at 09.34.34 (1).jpg (38 KB)            capacitação - Capacitação 2021-06-22 at 09.34.34 (2).jpeg (41 KB)

Professores e coordenadores já participaram da primeira oficina de capacitação para a realização do projeto com os alunos. A pandemia de covid-19 fez com que os organizadores do projeto adaptassem a capacitação para o modo virtual. Os conteúdos serão apresentados pela doutora em linguística, Fabiana Costa Dias, que possui grande experiência em áreas como leitura, escrita, interpretação, argumentação e autoria.

Após a qualificação e a partir do segundo semestre, aproximadamente duas mil crianças do ensino fundamental e 100 professores do município serão beneficiados pela iniciativa.

Comentários ()