Projeto Desafio Literário distribui livros para atividades em salas de aula

Projeto Desafio Literário distribui livros para atividades em salas de aula

No retorno às aulas presenciais, escolas receberam as obras literárias que serão utilizadas em sala; a ação marca o início das atividades práticas

A entrega dos livros que farão parte do projeto Desafio Literário, destinado a alunos do ensino fundamental da rede municipal de Novo Horizonte, ocorreu em agosto e as atividades em sala de aula começam com a volta presencial às escolas. Diferentes títulos apoiarão o desenvolvimento das práticas da iniciativa, desenvolvida pela produtora ComTexto Cultural e patrocinada pela Usina São José da Estiva, com o apoio do Grêmio Novorizontino.

O projeto pretende desmistificar a literatura e tornar prazeroso o momento da leitura para cerca de dois mil estudantes, do 1º ao 5º ano. Sandro Cabrera, diretor da Usina São José da Estiva, afirma que proporcionar aos alunos o contato com a literatura, por meio do mundo das histórias, é algo significativo. “Essa oportunidade ajudará na formação crítica de cada um e vai ao encontro da identidade organizacional da nossa empresa. É uma maneira de reforçar que acreditamos e confiamos nessa geração, que será responsável por um novo tempo”, pontuou.

Para Ademir Almagro, secretário de Educação de Novo Horizonte, a ação acontece num contexto único. “É um momento duplamente importante, com o retorno para a escola e o início das atividades presenciais do projeto. Conseguimos sentir o entusiasmo tanto da nossa equipe quanto dos alunos, que receberam os livros com alegria e curiosidade”. O secretário reforça ainda que viabilizar uma iniciativa com esse propósito mostra a importância da educação e da leitura para o futuro das crianças.  

Para a entrega das obras literárias, estiveram presentes a equipe da ComTexto Cultural, representantes da Secretaria de Educação, o secretário Ademir Almagro e Rosmarli Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos da Usina São José da Estiva, patrocinadora da iniciativa por meio da Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Os kits de livros foram montados de acordo com a proposta pedagógica do projeto, que varia de acordo com a idade dos participantes: contos de fadas para o 1º ano, fábulas e suas mensagens para o 2º, histórias em quadrinhos e gibis para o 3º, poesia para o 4º ano e textos informativos, jornais, revistas, entrevistas e livros didáticos para o 5º. Assim, os professores poderão trabalhar de maneira lúdica e prazerosa o mundo da literatura, despertando novas possibilidades no aprendizado.  

Comentários ()