Plantio 2022 supera expectativas

Uma das fases mais importantes para bons resultados na safra é a formação do canavial. O plantio de cana da Usina São José da Estiva está superando as expectativas para o ano de 2022.

Segundo Luiz Lazarini, supervisor de Logística e Plantio, em  fevereiro e março as metas de produção foram superadas em mais de 23%. “O compromisso que assumimos na reunião de início de plantio, de superar as metas com foco na qualidade e na segurança, está sendo cumprido à risca pela equipe”, afirmou.

Outro fator positivo foi a prevenção aos acidentes de trabalho. “Fechamos os dois primeiros meses sem nenhum acidente, as notas nas avaliações de Qualidade apresentaram importante evolução desde o início do plantio e hoje temos média acima de 9,0”, destaca.

Pedro Nogueira, supervisor de Planejamento Agronômico, lembra que a eficiência e os bons rendimentos vêm a partir do engajamento de todos e da atenção aos detalhes. “Podemos ter os melhores números e uma qualidade ruim, ou também podemos atingir um nível de excelência e ao mesmo tempo perder um colaborador por acidente de trabalho. Ou seja, devemos trabalhar olhando o todo ao redor e nos atentando aos detalhes”, afirma.

Os indicadores de Qualidade Agrícola também demonstram a evolução do plantio, desde a formação e escolha da muda até brotação pós-plantio. (ver texto ao lado).

Lazarini apontou ainda o trabalho de manutenção automotiva e a importância do planejamento para o plantio. “A manutenção dos tratores e plantadoras tem sido realizada com excelência, o que tem proporcionado maior disponibilidade da frota para o trabalho. Destaco também o trabalho da elaboração dos projetos de plantio e da equipe de preparo de solo, ambos contribuem muito para os resultados alcançados”.

 

Indicadores

Quem lida com planejamentos e avaliações de resultados, se vale de gráficos que podem ilustrar os resultados e os indicadores a serem alcançados. Pedro Nogueira apresentou o que ele chama de “detalhes que fazem a diferença”.

Nos gráficos, é possível entender como o plantio superou as metas. “Comparamos fevereiro e março de 2022 com o mesmo período de 2021. A nota do indicador de Qualidade de Plantio foi de 9,5. Em 2021 era 7,21. Aumento expressivo e significativo”, comemora.

Analisando cada um dos indicadores que compõem o quadro, Pedro aprofunda as informações.

“As Gemas Totais tiveram uma diminuição, que é vista com bons olhos. Este número tem impacto direto no consumo de mudas, e está relacionado à melhor formação do canavial, colmos mais homogêneos e padronizados. As Gemas Viáveis, de grande importância, têm atingido a excelência, e chegamos a 93,83% de aproveitamento das gemas nos toletes. Número este que mostra que estamos tendo nível baixo de danos, seja mecânico ou ambiental. A Altura de Cobrição no período anterior foi nosso maior gargalo e realmente conseguimos melhorá-lo levando para 96,33%. Este número foi possível por diversos fatores, entre eles: condição do preparo de solo, condição climática e melhor operacionalidade das máquinas. Não menos importante, a Profundidade do Sulco atingiu os 99,13%, número que precisamos ficar atentos, pois nos leva na maior longevidade do canavial, raízes mais profundas e plantas mais fortes”, detalhou.

Ainda que os números endossem os resultados, Pedro finaliza. “Plantar com eficiência operacional, qualidade e segurança só é possível com uma equipe engajada e focada na superação”.

 

Gráficos (1).png (8 KB) Gráficos (2).png (10 KB) PLANTIO (1).png (94 KB)

Comentários ()