Sustentabilidade

 
PROJETOS SOCIAIS

 

Educação

A Usina Estiva acredita que a Educação é o meio mais democrático para que o ser humano se torne apto a exercer plenamente seu papel como agente participativo na comunidade. Assim mantém e amplia uma extensa rede de programas e políticas voltadas ao crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, familiares e pessoas da comunidade. A Usina Estiva acredita que é na Educação e na formação moral do ser humano que se abriga o futuro da humanidade.

 

Educar Nunca é Tarde (Alfabetização de Adultos)

A Usina São José da Estiva procura oferecer oportunidade de crescimento pessoal e profissional para seus colaboradores e familiares. A diretoria entende que a melhor ferramenta para promover a inclusão social é a através da educação e investe em diversas frentes para alcançar a meta de expandir o conhecimento. Assim, o ser humano passa a se sentir parte do processo, pois tem condições de pensar e de entender o mundo à sua volta, e eleva sua autoestima, por saber que é capaz de andar com as próprias pernas. Quem não teve a oportunidade de frequentar a escola na idade escolar é estimulado a voltar à sala de aula. Colaboradores, familiares e pessoas da comunidade recebem a educação formal num ambiente devidamente equipado, com material que privilegia a realidade do aluno e facilita o aprendizado. O projeto existe desde 1991 e já transformou a realidade de centenas de pessoas, descortinando um mundo de novas experiências e aprendizados. Além disso, os alunos são estimulados a explorar novas ferramentas, através da informática, e ver de perto os temas estudados, através das viagens educacionais e culturais que realiza. Dentre eles destacamos o “Hora de Aprender Mais” que se vale das tele-salas para oferecer a continuidade da formação no Ensino Fundamental e Médio. As tele-salas são mantidas em parceria com escolas estaduais de Novo Horizonte.

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhamento Psicopedagógico

 

Seja em grupo ou individualmente, a criança recebe apoio e acompanhamento psicopedagógico, conforme a necessidade de cada um. O objetivo é que cada aluno consiga aprender mais e melhor, com segurança e confiança em si mesmo. Este projeto atende crianças de 7 a 13 anos, filhos de colaboradores.

 

 

 

Plugado

As crianças, filhos de colaboradores de 09 a 10 anos, assistem aulas de informática e se familiarizam com a linguagem do computador. Esta é uma forma de abrir portas para seu futuro profissional e de incluí-las socialmente.

 

Lendo com a Estiva na Moenda das Letras 

Crianças em idade escolar, filhos de colaboradores, recebem estímulos para ler e interpretar textos, contar e representar as histórias e escrever. O objetivo é despertar o gosto pela leitura e permitir que os alunos se tornem cidadãos pensantes. O projeto já ganhou destaque no cenário da literatura nacional e atraiu a atenção de renomados escritores.


 

 

Viaje para conhecer mais

O aprendizado das salas de aula, no projeto “Educar Nunca é Tarde” é contextualizado em viagens diversas.O que se aprende nas visitas aos museus, cinemas, exposições, empresas e outras cidades, dentre outros, também é explorado em sala de aula, ampliando o horizonte dos alunos e permitir uma quebra na rotina escolar.

 

Kits Escolares

A Usina Estiva fornece, todo início de ano, o Kit Escolar. O benefício é concedido desde 1990 e atende, em média, 800 estudantes entre colaboradores e seus dependentes. O kit contém cadernos, estojo com canetas, régua, lápis, apontador e borracha.


 

 

Bolsas de Estudo

Os colaboradores da Estiva têm a chance de completar os estudos e chegar até a universidade, graças ao estímulo pessoal e financeiro da empresa que já soma dezenas de pessoas que voltaram a estudar, ou continuaram estudando, para concluir o sonho da formação profissional.

 

Cultura

A Cultura é tratada com respeito e responsabilidade pela Usina Estiva. São vários projetos, voltados para colaboradores e comunidade, que exploram as diversas manifestações culturaism como peças de teatro, danças, leituras e outros eventos que estimulam o interesse do público pelo tema. Crianças, jovens e adultos são envolvidos em ações que vão gerar fortes reflexos na construção de um adulto mais ciente e responsável por seus atos.

 

Consertos e Concertos

Lança mão da literatura para estimular o aprendizado da Língua Portuguesa e da Gramática em escolas de Novo Horizonte. Em 2010 1,2 mil alunos do 4º Ano foram contemplados com esta experiência. Na segunda edição, que já está em andamento, são pelo menos mil alunos do mesmo período escolar.

 

 

 

Era Uma Vez Europa

Com um tema básico, a capoeira, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Novo Horizonte e outras quatro cidades da região, foram estimulados a buscar conhecimento e a desenvolver a escrita e a leitura para, no final de outubro, participar de intercâmbio cultural na Espanha. O projeto começou com 1,1 mil alunos e 20 deles fizeram a viagem.

 

Cinecoteca

Misto de Biblioteca e Cinema este equipamento quer promover o acesso dos cidadãos aos livros e ao cinema. Outro projeto busca melhorar o acesso ao cinema e à leitura. Fabricado com uma estrutura de alumínio e placas recicladas de embalagens de leite (em cada armação são usadas cerca de 14 mil caixas de leite) ou de creme dental, o espaço foi projetado para a exibição de filmes digitais e conta com sofisticada aparelhagem de imagem e som. O acervo contém 150 DVDs e 25 livros sobre cinema e mais 500 títulos diversificados de livros literários infanto-juvenis que fazem parte da Ecoteca.

 

Praça Ativa

Evento que reuniu mais de quatro mil pessoas na Praça da Matriz em Novo Horizonte. Ao longo das sete horas de duração do projeto os visitantes tiveram acesso a projetos culturais, sociais, esportivos e de lazer de Novo Horizonte. O público pode conferir diversas atrações voltadas ao meio ambiente, saúde e cidadania enquanto as crianças se divertiam num espaço especialmente criado para elas. No palco dezenas de atrações se revesaram com os talentos da cidade e outras atrações.O Praça Ativa Usina Estiva buscou oferecer oportunidades para a população conhecer e mostrar seus talentos.

 

 

Teatro TPC nas Escolas

Quase cinco mil crianças do Ensino Fundamental de Novo Horizonte assistiram a peça “Deu a Louca na Escola”, apresentada pelo grupo TPC (Teatro Popular de Comédia) de Ribeirão Preto dentro do projeto que leva a cultura para as escolas. O TPC tem o apoio da Usina Estiva, através do PROAC – programa de incentivo cultural que permite repasse de verbas para a cultura. Outras atividades já aconteceram e no próximo semestre a cidade terá acesso a oficinas de teatro promovidas pelo TPC com o apoio da Usina Estiva.

 

 

 

Centro Cultural

A Usina São José da Estiva está patrocinando a reforma do Mercado Municipal que vai transformá-lo no Centro Cultural de Novo Horizonte, aprovado  pelo Proac (Programa de Ação Cultural ligado à Secretaria de Estado da Cultura). A Adenovo, Agência de Desenvolvimento de Novo Horizonte, está acompanhando as obras e os investimentos feitos no local.A parceria da Usina São José da Estiva com a Prefeitura permitirá que a cidade tenha um local para abrigar todas as suas manifestações artísticas e acolher eventos e espetáculos, bem como estimular a expansão de fontes de conhecimento, lazer e cultura, como a Biblioteca Municipal, por exemplo, com muito conforto e segurança.O prédio que abrigou por 40 anos o Mercado Municipal foi cedido pela prefeitura de Novo Horizonte, à Estação Cultura Maestro Sebastião de Godoy, uma associação cultural criada para administrar o Centro Cultural por 20 anos. O Centro Cultural terá palco, camarins, salas para aulas de dança e teatro, café e até um calçadão, dentre outras novidades. O Centro também vai abrigar a Biblioteca Municipal Jornalista Paulo Falzetta e o Programa Acessa São Paulo.

 

 

 

Esporte, Lazer e Recreação

Atividades esportivas, recreativas ou de lazer são estimuladas para que os colaboradores e suas famílias possam ter uma vida mais longa e feliz, Todos são estimulados para as práticas esportivas que possam trazer melhorias na qualidade de vida de cada um, além de um rico convívio no ambiente profissional, através do trabalho em equipe fortalecido. A Usina Estiva proporciona à comunidade as mesmas opotunidades através de diferentes ações e projetos.

 

 

 

Tênis

Com a finalidade  estimular a prática desportiva, a empresa proporciona aulas de tênis para trinta crianças, filhos de colaboradores ou da comunidade.

 

 

 

Bom de bola, Bom na escola!

 

Este programa tem como objetivo desenvolver a formação da criança, afastá-la dos riscos sociais, aprimorar o caráter pessoal e despertar o gosto e interesse pelo esporte.Para participar a criança, de 7 a 14 anos,precisa estar matriculada em uma escola, frequentar assiduamente aulas e apresentar boas notas. Além das atividades esportivas os 80 alunos participam dos projetos sociais e de recreação.

 

 

Gincana de Integração

Todos os anos a gincana reúne colaboradores e dependentes numa grande festa. As atividades vão desde teatro e provas culturais, até os desafios esportivos e acontecem no período noturno e finais de semana. A recompensa, além do convívio estreito com os amigos, são diversos prêmios.

 

 

Natal Feliz

O Papai Noel é a figura imprescindível nas festas de fim de ano da Usina Estiva. É quando os pequenos, de zero a dez anos, recebem seus presentes. É a data mais esperada pelas crianças. Em média 1,2 mil filhos de colaboradores recebem os presentes.

 

 

Festa de confraternização

Com o objetivo de integrar os colaboradores a usina Estiva oferece anualmente uma festa de confraternização para todos os colaboradores, diretores e fornecedores . Durante o evento é realizado diversos sorteios , como: motos, geladeiras TVs. Ar microondas, viagens, etc..

 

Festa Junina

Além de preservar as tradições culturais do país, através do hasteamento do mastro dos santos juninos, queima de fogos, danças, comidas e bebidas típicas e do delicioso churrasco, o evento integra os colaboradores e é uma das festas mais esperadas do ano.

 

 

Saúde

Programas de aconselhamento, prevenção e controle de riscos e de educação para a Saúde através de diversas ações programadas e instituídas para garantir a saúde global de seus colaboradores, familiares e membros da comunidade. Para tanto, mantém uma ampla e competente estrutura de atendimento que permite que seus colaboradores e familiares possam usufruir do atendimento preventivo. Os serviços prestados garantem qualidade de vida, desde gestação, até a terceira idade.   

Cresça Saudável

Além de estimular o aleitamento materno, a empresa garante às crianças de zero a dois anos o fornecimento de um litro de leite diariamente. É preciso estar em dia com a vacinação e não descuidar do acompanhamento periódico do pediatra.  O projeto existe desde março de 1990.

 

Sorriso Legal

 

Todos os colaboradores e seus dependentes recebem tratamento odontológico nos consultórios mantidos pela empresa. Além do tratamento curativo, os profissionais orientam sobre os cuidados com a escovação, uso correto do fio dental, a importância de uma alimentação saudável e a aplicação de flúor.Todos os anos a empresa promove campanhas educativas, voltadas especialmente para as crianças, para estimular os cuidados precoces com a dentição.

 

Vida Nova

Voltado para gestantes, este programa incentiva o amor, a segurança, os hábitos de higiene e o aleitamento materno.As futuras mamães, colaboradoras, dependentes ou pessoas da comunidade, recebem acompanhamento de profissionais especializados, através de palestras e cursos, além de um kit de Enxoval para o bebê.

 

 

 

 

Prevenção

Periodicamente a empresa desenvolve campanhas preventivas, para alertar e orientar sobre os problemas de saúde. Os temas abordados são hipertensão, diabetes, combate ao tabagismo, câncer de próstata, colo de útero e mama, além da vacinação antigripal. Assim, os colaboradores aprendem a cuidar melhor da sua saúde e se previnem de possíveis complicações. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Fazenda Três Pontes
Cep - 14960-000
Novo Horizonte - SP
 
Empresas do Grupo:
Fone: (17)
3542-9500


Empresa

Usina
Filial São Jorge
UTE - Termoelétrica
JB - Agropecuária
WR - Agropecuária
Confinamento
História
Usina Virtual
Negócios

Produção
Açúcar
Etanol
Energia
Cana-de-açúcar
Sustentabilidade

Práticas Agrícolas
Práticas Industriais
Fauna e Flora
Responsabilidade Social - Relatórios
Projetos Sociais
Projetos Sociais - Comunidade
Certificados e Premiações
BSC
Políticas da Qualidade
Gestão de Pessoas

Desenvolvimento Profissional
Imprensa / Comunicação

Releases
Contato
Álbum de Fotos
Vídeos
Informativo
Identidade Visual (Logos)


Desenvolvido por 
Maquinaweb - Soluções em TI