Papa-Pilhas, reciclar é preciso

Você sabia que, depois de usadas, pilhas e baterias representam um risco ambiental e de saúde pública, em razão da presença de substâncias tóxicas como mercúrio, cádmio e chumbo na sua composição? Pensando nisso, a Usina São José da Estiva iniciou um programa de incentivo à reciclagem, o papa-pilhas. O primeiro ponto de coleta está localizado na entrada do prédio administrativo. Se houver adesão ao programa outros departamentos poderão se tornar pontos de coleta também.

“É importante lembrar que na área industrial já existe, desde 2008, um ponto de descarte de pilhas e baterias na Oficina Elétrica”, conta Roberto Silva, coordenador de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente.

Depois de recebidas e acondicionadas de forma segura, pilhas e baterias serão encaminhadas para a Residual, empresa credenciada pela CETESB para a destinação final adequada. “Esta é uma maneira segura que contribuir para a destinação correta deste lixo e contribuir para a preservação do meio ambiente e da nossa saúde”, explicou Roberto.

Além de dar a destinação correta para as pilhas usadas, há algumas informações que podem ser reforçadas sobre o uso deste material.

NUNCA colocar pilhas na geladeira. Ao contrário do que se pensa, quando expostas ao frio ou calor o desempenho das pilhas pode piorar.

RETIRE todas as pilhas se o aparelho ficar inoperante por um longo tempo, pois as pilhas podem vazar.

NUNCA misture tipos de pilhas diferentes (ex: alcalinas com comuns) ou novas com usadas, pois prejudica o desempenho e a durabilidade;

GUARDE as pilhas em local seco e em temperatura ambiente, nunca junto com brinquedos, alimentos ou remédios;

NÃO o exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade, pois poderão vazar ou explodir;

NÃO as incinere nem tente abri-las, pois poderão vazar ou explodir;

NUNCA descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que se transformem em brinquedo de criança.

Comentários ()