Mãos e olhos são temas de diálogos com colaboradores

 

Nossos ollhos

A visão é um dos sentidos mais importantes para nossa vida e é preciso toda atenção e cuidado para preservar a saúde e integridade dos nossos olhos. Assim, os colaboradores da indústria, na Usina São José da Estiva, tiveram uma parte do DDS – Diálogo Diário de Segurança, para tratar do tema.

O gerente de Área, Ricardo Ribeiro da Silva, aponta estas orientações como fundamentais para que a prevenção seja sempre observada. “Os olhos e as mãos são de extrema importância para nossa vida em casa e no trabalho. Sem a visão e o tato seria praticamente impossível realizar nossas atividades básicas diariamente, sem a ajuda de outra pessoa. Além das limitações físicas, os impactos emocionais em nós e em nossos familiares e amigos são muito relevantes quando sofremos algum tipo de acidente. Por isso, é tão importante praticar o trabalho seguro, analisar os riscos de cada tarefa e procurar identificar a melhor maneira de realizá-la com segurança”, aponta.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, José Luís Passoni, falou aos colaboradores sobre a importância do reconhecimento dos riscos de cada atividade, bem como sobre os documentos que a empresa possui para a sua neutralização e eliminação. “É o caso de nossas APR's, Análise Preliminar de Risco, entre outros”. O enfermeiro do Trabalho, Júlio Gonçalves, propôs uma dinâmica com um colaborador. De olhos vendados, ele deveria seguir uma linha traçada no solo e chegar a um possível obstáculo. “São formas que usamos para reforçar a importância da visão e a necessidade de cuidarmos bem dos olhos”, disse Júlio. A palestra também reforçou a importância e cuidados com as mãos.

 

Saúde e cuidados com as mãos

Nossas mãos têm um papel fundamental nas tarefas cotidianas e no nosso dia a dia no trabalho. Este foi o principal tema da palestra realizada no pátio da Usina São José da Estiva. O enfermeiro do Trabalho, Júlio Gonçalves, falou sobre a necessidade de tratarmos nossas mãos com atenção e cuidado, usando equipamentos de proteção, como luvas, por exemplo, e também ferramentas que podem auxiliar na execução de uma determinada tarefa, sem a necessidade de colocarmos as mãos em perigo. "Uma maneira de preservarmos nossas mãos é sempre observar a tarefa a ser realizada e como podemos fazer isso de forma segura", apontou.

A palestra faz parte das orientações de segurança e qualidade do ambiente de trabalho e, através de dinâmicas e exemplos práticos, mostrou como uma lesão no dedo, por exemplo, pode tornar difícil tarefas simples, como abotoar a camisa. A equipe de Segurança da Usina também participou da palestra, além do gerente de Área de Manutenção e Utilidades, André Gatto. Segundo ele, as atividades exigem planejamento, pois assim conseguimos realizar mais tarefas de maneira eficiente e segura. "É sempre importante fazermos uma análise preliminar dos riscos das tarefas diárias para evitarmos acidentes. Preservar a saúde e a integridade dos nossos colaboradores é nossa meta e por isso estas oportunidades de reforçar as informações junto a eles são sempre bem aproveitadas", afirmou.

 

 

Comentários ()