498 alunos participam da formatura da 22º Turma do Proerd

PROERD 2022-020.jpg (18.21 MB) PROERD 2022-036.jpg (14.04 MB)

 PROERD 2022-034.jpg (4.13 MB)      PROERD 2022-135.jpg (14.43 MB)                                                                        

 

Mais uma cerimônia de formatura para 498 alunos de escolas municipais e particulares de Novo Horizonte levou alegria e muita emoção ao ginásio de Esportes da Soreprima. Realizada na noite da terça-feira, dia 31 de maio, a formatura contou com a participação da Banda da Polícia Militar e de comandantes da Polícia Militar, entre eles a mais alta autoridade policial da região, o capitão Eric Cocce, que representou o comando do CPI 5 (Comando do Policiamento do Interior de São José do Rio Preto). Também estavam os diretores da Usina São José da Estiva Roberto de Biasi e Sandro Cabrera, e diversas autoridades, entre elas o prefeito Fabiano Belentani, o secretário da Educação Ademir Almagro, diretores, coordenadores de escolas, professores e familiares dos formandos.

O secretário de Educação, Ademir Almagro destacou a importância dos apoios recebidos para a realização do evento. “Agradecemos o apoio da Usina São José da Estiva, sempre presente nas formaturas do Proerd, além do apoio da Prefeitura e dos pais”. Almagro também apontou aos jovens a relevância do momento. “Olhem em volta, tudo aqui foi feito por vocês e para vocês. Estamos com nossas melhores energias torcendo por vocês. Levem isso para a vida, caminhem sempre pelo lado certo e sempre terão felicidade”, afirmou.

O conselho de levar para a vida toda os ensinamentos dos três meses que dura o programa a cada ano, também foi reforçado pelo diretor da Usina Estiva, Roberto de Biasi. “Jamais deixem de colocar em prática o aprenderam com o policial Miron. Levem para o resto da vida de vocês e sigam os exemplos de pessoas que nunca precisaram usar drogas ou violência para chegar aonde chegaram”, destacou. O empresário ainda surpreendeu os convidados quando, contando com a participação de quatro professores e uma diretora, lembrou de seus próprios professores que, segundo ele, recebiam de seus alunos muito respeito, merecendo sempre serem lembrados. “Jamais se esqueçam dos seus professores, eles são muito importantes na vida de vocês.”

Sandro Cabrera destacou os números que envolvem o Proerd, criado pela Polícia Militar. Também falou da alegria de ter de novo a formatura, impedida de acontecer por conta da pandemia. Como pai de três filhos, dois deles ex-alunos do Proerd, Sandro aconselhou. “Guardem e coloquem em prática o que aprenderam com o Proerd”.  E também aproveitou a sua fala para compartilhar com todos a frase que encontrou em uma das redações feitas pelos 500 formandos. “Nunca vou usar drogas, pois, assim como todos, eu tenho sonhos e quero realiza-los”. Sandro também reforçou os agradecimentos ao instrutor do programa. “Gratidão, gratidão, gratidão, Miron”.

O momento mais emocionante da cerimônia, e também muito esperado, foi o discurso de despedida do policial Miron. Bastante emocionado, o instrutor de 18 turmas do Proerd se despediu agradecendo a todos, destacando seus comandantes da corporação, os parceiros no programa Proerd, os educadores e gestores municipais ao longo de todos estes anos e, especialmente, à Usina Estiva e à família Biasi “por acreditarem que, através das crianças, é possível construir um mundo melhor.”

Miron também apontou na cerimônia pais e educadores, ali presentes, que foram seus alunos do Proerd. “Fico muito feliz e grato por tudo”.

A noite ainda contou com a entrega dos prêmios para as melhores redações entre os alunos participantes. A melhor de cada sala recebia uma pulseira inteligente; a melhor de cada escola recebia um telefone celular e a melhor de todas recebeu um notebook. Os professores também receberam um presente personalizado.

PROERD 2022-182.jpg (15.40 MB)               PROERD 2022-290.jpg (18.55 MB)               

Números  

Criado em 1998, o programa Proerd tem como principal objetivo conscientizar crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a resistência às drogas e à violência. Durante três meses, os policiais, devidamente fardados e usando material didático específico, frequentam as salas de aula uma vez por semana e transmitem as orientações e ensinamentos.

Em Novo Horizonte, segundo pesquisa apresentada pelo diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, o programa tem números expressivos.

Ano de criação: 1988

22 turmas formadas

12 mil crianças participantes (mais de 25 mil contando as cidades que fazem parte da 2ª Cia de Polícia Militar que atende também Itajobi, Marapoama, Sales, Urupês e Irapuã).

Comentários ()