Fundada em 31 de março de 1964 - por José Willibaldo de Freitas, Dr. Antonio Ribeiro do Vale, Juca Borges e Gino de Biasi, este último considerado um desbravador e visionário para seu tempo -, a Usina São José da Estiva localiza-se no município de Novo Horizonte-SP, região centro-oeste do Estado (a 400 km de São Paulo), e produz açúcar, etanol e energia usando a cana de açúcar como matéria prima.
Ao longo de quase seis décadas, a Usina Estiva construiu uma reputação sólida na sua região e no setor sucroenergético, no Brasil e no mundo. Graças a sua visão sistêmica de gestão, a empresa cresceu atuando prioritariamente em três frentes: produtividade, qualidade e crescimento econômico; desenvolvimento humano e bem-estar de seus colaboradores e familiares; e desenvolvimento socioeconômico da comunidade onde atua.
A Usina Estiva investe de forma contínua em projetos sociais, educacionais, culturais, ambientais, de saúde, esporte e lazer. Além de programas e ações internas de gestão própria, a empresa apoia entidades, ONGs ou organizações governamentais em projetos que contribuam na melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Linha do Tempo
1964
A inauguração da Usina São José da Estiva foi um marco para Novo Horizonte. Naquele ano a moagem foi de 217 toneladas de cana para a produção de 348 sacas de açúcar.
Anos 1970
Uma nova moenda começa a operar e a Usina passa a produzir a energia que consome. Até final da década um novo gerador foi adquirido e a produção de álcool anidro foi iniciada. A aquisição de uma nova centrífuga fez aumentar a produção de açúcar.
Anos 1980
Anos 1990
Na área social a Assistência é transferida para a cidade e inaugura o consultório odontológico; os ônibus que levam os rurículas são equipados com caixas térmicas e na lavoura a água servida é gelada; a primeira turma de alfabetização é formada; Telecurso 2000 é iniciado internamente e escolinha de futebol é implantada. Na indústria novos equipamentos permitem ampliação de capacidade produtiva e Estiva bate recordes; na Agrícola começa a implantação do corte mecanizado. No final da década a Estiva define suas políticas de qualidade e amplia capacidade de armazenagem de álcool para 73 milhões de litros.
Anos 2000
Já no início da década a energia excedente passa a ser comercializada e a produção de açúcar atinge 1,6 milhão de sacas; a vinhaça passa a ter sistema de distribuição (vinhaçoduto) e começa a produção de bagaço hidrolizado para ração animal; a produção de álcool também é ampliada e as ações educacionais e sociais, internas e externas, rendem prêmios e reconhecimentos como o Top of Quality e o de segunda melhor empresa para se trabalhar em todo o país. Em 2007 a Usina adere ao Protocolo Agroambiental e no ano seguinte já havia mecanizado 90% do corte em suas áreas. Adotou o sistema de limpeza a seco da cana que chega à indústria e o plantio no sistema Meiose em suas lavouras. Faz parceria com projeto Atletas do Futuro, planta 5 mil árvores num único ano e adere ao Projeto de Sustentabilidade da Copersucar. Em 2009 amplia a capacidade de moagem para 3,5 milhões de toneladas de cana e implanta projetos como Canecas Ecológicas.
2014
O ano é marcado pela celebração dos 50 anos de sua fundação. Entre as ações realizadas para este importante acontecimento, um grande evento oferecido aos colaboradores, autoridades e convidados incluindo missa em ação de graças e café da manhã. No mesmo ano recebe diversos prêmios no MasterCana Social e MasterCana Brasil 2014. Foram 24 projetos inscritos e dez prêmios recebidos, entre eles o de Empresa do Ano em Responsabilidade Social, na modalidade Centro-Sul, e Empresário do Ano, para o diretor Sandro Cabrera. Projeto Era Uma Vez... Europa leva estudantes para a intercâmbio Cultural na Espanha.
2015
Entre os destaques do ano estão o Prêmio Empresa do Ano pelo MasterCana Brasil; a doação da Cinecoteca para que o município atenda alunos da rede pública de Educação; novo logo unifica conceito da Usina São José da Estiva; diversas campanhas destacam prevenção e cuidados para colaboradores e familiares; missa em ação de graças marca início de nova safra e os 51 anos da Usina Estiva; APAE de Novo Horizonte e Hospital Emílio Carlos têm apoio da Usina Estiva em reformas e ampliações, e reportagem especial mostra o viveiro da Usina Estiva, importante estrutura para ações de reflorestamento e preservação.
2016
Na indústria destaques para a adoção de camisas multidrenagem para as moendas, a primeira do Brasil, e para maior capacidade de produção de açúcar e recordes de produção; novas tecnologias para a gestão da empresa são adotadas. Projeto Era Uma Vez... Europa faz a sua terceira edição e foca na história do Brasil, levando os alunos para Portugal; pelo terceiro ano consecutivo, a Usina Estiva recebe o Prêmio MasterCana Empresa do Ano em Responsabilidade Social. Eventos como a formatura do Proerd, que reúne quase 500 estudantes, e a Festa Junina marcam o encerramento do primeiro semestre do ano. Ainda em 2016, a Brigada faz treinamentos para o combate a incêndio. Usina São José da Estiva recebe mais um Prêmio MasterCana Brasil e o superintendente geral Roberto Holland Filho é eleito um dos mais influentes do setor. Em outubro de 2016 morre Walter de Biasi. O ano termina com o projeto 1º Voo Cultural, que leva a primeira turma para São Paulo. Estudantes de escolas públicas conhecem a capital paulista, visitam museus e voam pela primeira vez.
2017
Usina Estiva forma a terceira turma do programa Operador-Mantenedor na Manutenção Automotiva e aproveita o trabalho de manutenção da entressafra para promover ampliações. A safra começa com a celebração de missa em ação de graças e, nos primeiros meses, registra novos recordes de moagem. Na área social, destaque para a reforma Brinquedoteca na Santa Casa de Novo Horizonte, que recebe o nome de D. Ana Ester de Biasi
2018
Celebração marca os 54 anos da Usina Estiva e CIPA comemora 40 anos; Usina Estiva adere ao programa Etanol Mais Verde e Destilaria bate recorde na produção de etanol. Setor Agrícola inicia nova fase de renovação dos canaviais; educadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo visitam Usina Estiva para Seminário de Educação pelo terceiro ano consecutivo; e o Projeto Desafio Literário é lançado em escolas públicas de Novo Horizonte. Colaboradores lançam campanha Lacre Solidário e Jô de Biasi recebe Medalha do Mérito Legislativo por Desafio do Bem.
2019
Os 55 anos da Usina São José da Estiva são marcados por missa em ação de graças. A safra começa e já registra crescimento da eficiência industrial em 5 pontos percentuais. A Usina Estiva realiza um dos maiores simulados de combate a incêndio com a participação, inclusive, do Corpo de Bombeiros. Dra. Nancy Machado de Biasi é homenageada e seu nome é eternizado em sala multifuncional no estádio Jorge Ismael de Biasi.
2020
Usina Estiva adere ao Renova Bio e Sipat tem edição especial para reforçat conceitos e práticas diárias de segurança. Mundo vive pandemia de covid-19 e Usina Estiva coloca em práticas medidas de prevenção e proteção de seus colaboradores. Eventos cancelados; criação de comitê de crise; distanciamento; doação de álcool em gel; distribuição de máscaras para público interno e comunidade; kits de segurança com EPI’s para os colaboradores; adoção de álcool em gel em todos os setores e máquinas, entre outras medidas. Nem mesmo o cenário pandêmico impede o registro de recordes de eficiência no campo e na indústria. Eficiência industrial cresce 23%. Sistema de monitoramento por satélite ajuda no combate aos incêndios. Usina Estiva recebe Prêmio Nacional por qualidade dos canaviais; safra 2020/2021 registra moagem recorde, 3,8 milhões de toneladas de cana moídas, graças às boas práticas de manejo, planejamento, qualidade e operação nas lavouras e indústria. Na área social, destaque para o repasse de R$ 220 mil para Conselhos do Idoso e da Criança e Adolescente.
2021
Ainda em cenário pandêmico, as medidas de prevenção à covid-19 continuam, além de outras campanhas, tais como Maio Amarelo, Outubro Rosa e Novmbro Azul, e de vacinação contra a gripe. COI – Centro de Operações Industriais - entra em operação e nova área de preservação permanente é revitalizada pela Usina Estiva. Gestão Sapore é iniciada no restaurante da Usina. Campanhas solidárias distribuem cobertores e alimentos; Desafio Literário acontece em versão online. Usina Estiva conquista certificação CARB emitida pelo estado americano da Califórnia e Código de Conduta e Ética é publicado. Investimentos melhoram sinalização para trânsito de ciclistas em estrada de acesso à Usina Estiva; aplicativo Conexão Estiva é lançado; Roberto Holland Filho, superintendente geral da Usina Estiva, é novamente eleito um dos mais influentes do setor e mais uma vez Usina Estiva é campeã nacional por qualidade dos canaviais. Projeto Crescendo Com a Gente dá oportunidade para colaboradores que estudam Agronomia; práticas, treinamentos e campanhas reforçam conceitos e ações para ampliar a segurança no ambiente de trabalho e Projeto 60+ Cultura envolve a terceira idade em Novo Horizonte. Forte Estiagem afeta produção e safra termina mais cedo do que o esperado.
2022
Ano começa com treinamentos para os desafios da safra 2022/2023. Usina Estiva é destaque no ranking da Copersucar; Energia do Bem: repasses da Usina Estiva já somam mais de 420 MWh para o Hospital de Amor de Barretos; mais uma SIPAT aborda medidas e ações de segurança no trabalho; InovaRH inicia atualização tecnológica e de processos para a gestão e pessoas; campanhas destacam prevenção a incêndio e segurança no trânsito; Proerd retoma a cerimônia de formatura após pandemia; Festa de Todos os Povos tem sua primeira edição; Jô e Roberto de Biasi representam Usina Estiva na premiação MasterCana Social 2022 por Desafio do Bem; empresa recebe o Selo Udop por Boas Práticas Ambientais. Agosto marca novos recordes de produção de açúcar e safra 2022/2023 termina com moagem 14% maior do que o esperado.
2023
Ano é destaque por avanços e investimentos. O primeiro a ser notícia é a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, que entra em operação. Usina Estiva e Senar iniciam a primeira turma do Jovem Aprendiz no setor Agrícola e Projeto Cumbuca instiga aprendizado para as lideranças. Safra inicia em abril com previsão de moer 3,8 milhões de toneladas e começa um dos mais ousados programas de desenvolvimento de lideranças, a Escola de Líderes, para 120 colaboradores. Novos recordes de moagem são registrados no início da safra e Usina marca a melhor semana de produção em seis anos. Na Fábrica de açúcar nova ferramenta digital padroniza relatórios. Setor Agrícola destaca benefícios da tecnologia e de drones no campo e o Sistema Smart Calda automatiza e agiliza formulações e tratos culturais. Na Indústria novos investimentos ampliam a capacidade de armazenagem de açúcar e etanol e nova caldeira começa a ser planejada para iniciar operação em 2025. Investimento permitirá maior produção de energia. Roberto Holland Filho é eleito CanaSauro 2023 e recebe reconhecimento nacional por sua contribuição ao setor. Usina Estiva recebe Prêmio MasterCana Brasil por avanços tecnológicos e humanos no combate a incêndio e conquista a recomendação para a Certificação FSSC 22000 por segurança de alimentos. Equipe agrícola é Penta na qualidade de suas lavouras e celebra o quinto Prêmio Nacional por Excelência nos Canaviais; a safra termina com recorde de moagem. 4,100 milhões de toneladas, 18,3% maior do que o previsto. Plugado forma a 20ª turma em curso de informática e o espetáculo Encantos de Natal emociona pelo segundo ano consecutivo.