Motoristas passam por treinamento sobre direção defensiva

Cerca de 120 colaboradores da Usina Estiva participaram de treinamento que abordou a segurança no trânsito e a direção defensiva. “Focamos no comportamento seguro, na importância da prevenção e redução de infrações ou acidentes e na necessidade de sempre estar preparado e seguro para preverem possíveis situações de risco e perigo no trânsito, aumentando a segurança, atenção e cordialidade entre os usuários nas vias”, afirmou José Luiz Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho.

O evento foi aberto por Clézio Menandro, gerente Agrícola. Segundo ele, a rotina pode colocar o trabalhador numa zona de conforto, o que pode ser perigoso. “Este treinamento tem como missão reciclar os motoristas sobre as operações, que devem ser executadas de maneira segura, e aumentar a sua percepção dos riscos que existem”, afirmou.

Além das palestras, a equipe assistiu e participou de simulados que deram um toque de realidade num possível acidente. “A encenação, que contou com a participação de colaboradores, é feita para reforçar o que foi dito no treinamento, mas também para medir como o colaborador reage sob forte stress e pressão, não se esquecendo dos protocolos e regras de segurança”, informou Júlio Gonçalves, enfermeiro do Trabalho.

Para os colaboradores, o treinamento é uma forma de reforçar o conhecimento e de trazer à memória regras e procedimentos que acabam se tornando automáticos. “É muito importante fazer estes treinamentos para lembrar a gente sobre a importância de dirigir sempre com cuidado e atenção”, apontou Ademir Alves, motorista canavieiro.

Além das informações técnicas, os colaboradores assistiram palestra com a assistente de Serviço Social, Elisângela Aparício, sobre os aspectos psicossociais da profissão de motorista. “É importante destacar que esta é uma profissão que exige máxima atenção e concentração. Portanto, aspectos técnicos são importantes, assim como a saúde mental dos colaboradores também”, apontou Glória Green, supervisora de Gestão de Pessoas.

Organizado pelas equipes de RH, Centro de Operações Agrícolas, Segurança e Medicina do Trabalho, o treinamento aconteceu de 26 a 28 de janeiro no Clube Recreativo São José da Estiva. “O local foi escolhido justamente por ser aberto, comportar um número seguro de colaboradores e nos permitir a realização do simulado. Além disso, todos os protocolos de segurança foram observados”, destacou Júlio.

Comentários ()