Manutenção : Investimentos melhoram performance da Fábrica de Açúcar

 

Focados na manutenção e fazendo investimentos que podem evitar ou eliminar possíveis gaps, pontos de estrangulamento ou atrasos na produção, a equipe da Usina São José da Estiva faz os últimos ajustes para começar a próxima safra, prevista para meados de abril.

Entre os investimentos realizados, está a atualização e padronização dos elevadores de caneca. São eles os responsáveis pelo transporte do açúcar, depois que ele sai da calha vibratória e vai para ensaque e silo. “Temos quatro elevadores e, nesta manutenção, padronizamos o nosso sistema. Fizemos estudos técnicos que avaliaram, entre outras coisas, se os equipamentos estavam atendendo devidamente nossa capacidade produtiva”, explica André Luís Gatto, gerente de Área Utilidades e Manutenção.

Segundo André, foi preciso redimensionar e padronizar. “Os benefícios são a redução nos estoques de peças sobressalentes, e maior confiabilidade no processo, pois há uma redução nas quebras”, apontou.

Outro investimento foi na substituição da calha vibratória, que faz o transporte do açúcar que sai da centrífuga. A nova calha é mais moderna, atende melhor ao processo e evita paradas ou perdas. “São estes ajustes que fazem nossa safra fluir nos próximos meses. Por isso, a manutenção é um período tão importante para que tudo transcorra dentro do esperado”, informou André.

 

 

Comentários ()