Crescendo com a Gente – Integrantes visitam a Usina

Os colaboradores que participam do projeto Crescendo com a Gente fizeram uma visita à Usina São José da Estiva. Os cinco participantes são agrônomos ou estudantes de Agronomia e foram ver de perto como funciona a área industrial e seus processos e entender a importância da cana, matéria-prima da Usina.  

No auditório, o grupo foi recepcionado pelos gerentes industriais e puderam conhecer um pouco de cada área. Em seguida, o gerente de Divisão Industrial, Marco Antônio Cardoso de Toledo, levou o grupo para ver de perto como tudo funciona, desde a entrada da cana, no laboratório PCTS, onde se define o teor de sacarose que determina o pagamento da matéria-prima; até a Destilaria, percorrendo todos os setores.  

Segundo Marco Antônio, a integração de campo e indústria é fundamental para o bom resultado operacional como um todo. “O processo industrial é bastante sensível quanto à continuidade no abastecimento e da qualidade da cana recebida, principalmente quanto à impureza mineral e presença de dextrana”, explica.     

Para os participantes, a visita foi reveladora. Leonardo Hipólito Espírito, assistente de Produção Agrícola, conta que não conhecia o processo industrial e que esta foi uma oportunidade de muito aprendizado. “Fiquei impressionado com toda a estrutura e como cada etapa do processo da indústria funciona”, apontou. Os outros quatro participantes também destacaram a complexidade do processo, a necessidade de sempre entregar matéria-prima de qualidade e como campo e indústria estão interligados. “Além disso, foi importante saber sobre as tecnologias empregadas e como a gestão visa melhorias, tanto para garantir o rendimento de nossa produção quanto para o bem-estar dos colaboradores”, finalizou Leonardo.  

Daiane Cristina de Brito Zanini, analista de Recursos Humanos, explica que a etapa de visitas é fundamental . “Assim eles entendem como a empresa funciona como um todo e quanto mais aprendem, mais podem se desenvolver e aprimorar seus conhecimentos”, apontou.

No final da visita aos setores, o grupo se reuniu novamente com os gerentes para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas.  

 

Comentários ()