Usina Estiva se destaca novamente em premiação por excelência dos canaviais

Pelo quarto ano consecutivo, a Usina São José da Estiva ficou em primeiro lugar na região de São José do Rio Preto no Prêmio Excelência Regional no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar em 2022. O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 22 de novembro, em Ribeirão Preto, na sede do IAC, durante reunião do Grupo Fitotécnico da Cana e a Estiva foi representada por Pedro Nogueira Lourenço, supervisor de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico, e Odenir Simão, encarregado de Planejamento.

Segundo Pedro, a premiação mostra que a equipe tem buscado o melhor manejo com o uso variedades de cruzamentos genéticos mais recentes. Além disso, a Estiva procura mitigar o chamado Risco Empresarial, definindo uma menor concentração de variedades e as mais adequadas ao manejo. “Da maneira que estamos trabalhando, o risco de dano é menor, fazendo com que, independente do problema que possamos vir a ter, seja doenças ou pragas, a troca de variedades é rápida, sendo que em dois anos, aproximadamente, conseguimos substituí-las, reduzindo rapidamente o prejuízo”, aponta.

Pedro destaca que o mérito de mais um reconhecimento é de toda a equipe. “Precisamos, e contamos, com o engajamento de todos. Desde o Preparo até a Colheita, o manejo de solo precisa ser adequado, plantio dos viveiros impecáveis, levar mudas a longas distâncias; a colheita nos apoia para colhermos canteiros competição de variedades para termos informações reais de Produção e ATR, sem falar do bom manejo de herbicidas e irrigação, e assim por diante. Todas as áreas integradas e unidas em prol de resultados satisfatórios para em empresa”, detalha.

O Prêmio

Criado em 2016 e concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Prêmio celebra as empresas sucroenergéticas que mais se destacam no melhoramento varietal da cana-de-açúcar de acordo com alguns indicadores, tais como o índice de atualização varietal e o índice de concentração varietal.

 

Comentários ()