“Vivências Culturais” vão ampliar o universo de crianças e adolescentes

O projeto Vivências Culturais, patrocinado pela Usina São José da Estiva através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, pretende ampliar os horizontes de cerca de 100 crianças e adolescentes, atendidos pelo Centro Comunitário Ana Fioreli, em Novo Horizonte.

O principal objetivo das atividades, que começaram no dia 9 de novembro e seguem até junho de 2023, é a democratização do acesso à cultura através de oficinas artísticas semanais para crianças e jovens. “Entendemos que através deste projeto podemos contribuir para ampliar o repertório cultural destes jovens e crianças. Estas atividades são fundamentais para o seu desenvolvimento, pois é por meio dessa base de conhecimento que abrimos a possibilidade de enriquecer o saber e, assim, prepará-los para exercer a sua cidadania e respeitar às diferenças”, afirmou Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos da Usina Estiva.

As oficinas gratuitas de dança contemporânea são ministradas pelo dançarino e coreógrafo Alex Santos, artista local contemplado do projeto e que foi selecionado através de um processo criterioso, que levou em conta elementos como o repertório artístico, experiência com jovens e crianças e consciência social.

Além das oficinas de dança, o projeto oferecerá para as crianças contempladas uma pluralidade de atividades culturais, transitando por linguagens como o circo, teatro, música e a cultura popular. A proposta de diversificar as atividades do projeto vai ao encontro da ampliação do repertório artístico das crianças de modo que enriqueça as vivências culturais do Centro Comunitário e que também contribua com a elaboração da apresentação final do projeto. “O projeto Vivências Culturais será de grande relevância para nossas crianças e adolescentes pois, além do aprendizado da própria dança, proporcionará o desenvolvimento do corpo, mente, socialização e trabalho em equipe”, avalia Kely Viel, assistente social do Centro Comunitário.

No dia 12 de dezembro, a artista circense Adriana Techera se apresentou para as crianças do Centro Comunitário Ana Fioreli. Além de apresentar atrações como malabares, bambolê e tecido acrobático, Adriana interagiu com as crianças. “Trazer cultura, lazer e entretenimento é sempre muito importante para nossas crianças”, afirmou Kely.

Bruno Gonçalves, coordenador de Oficinas do projeto, destaca que a vivência cultural contribui de maneira muito positiva no dia a dia das crianças e jovens, seja na grade curricular escolar ou na sua socialização coletiva. A atividade lúdica tende a ressignificar o ambiente de aprendizagem deles, trazendo a consciência de interdependência e a possibilidade de aprender se divertindo. “Para nós é muito importante contarmos com a parceria de empresas como a Usina São José Estiva, que é engajada não só no aspecto econômico da cidade e Novo Horizonte, mas também o compromisso social. Além de beneficiar o Centro Comunitário Ana Fiorelli, a parceria prevê o fomento a artistas locais para a execução das atividades, o que reforça a tese de contribuição sociocultural da empresa para a cidade’’.

No evento de abertura, realizado em dois períodos para contemplar todas as turmas, a equipe do projeto reuniu todas as crianças e jovens do Centro Comunitário num espaço aberto para contextualizá-los sobre o formato e as propostas das atividades. Houve apresentação das metodologias de trabalho, performance de dança e interação com os participantes.

Além dos representantes da Usina Estiva e do Centro Comunitário Ana Fioreli, estava presente a assistente social Bruna Camargo, representando a Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social.

Comentários ()