Equipes passam por treinamento para período de plantio

A Usina São José da Estiva, através das divisões de Recursos Humanos e Agrícola, realizou mais um treinamento para a temporada de plantio. As equipes foram divididas em quatro grupos e tiveram conteúdos teóricos e dinâmicas, com o objetivo de reforçar conceitos como trabalho em equipe, engajamento, motivação e interação. “Estamos em busca de uma equipe de excelência e de alta performance. Em 2022 conseguimos superar as metas de produção, qualidade e segurança, porém precisamos reciclar esta equipe para que tenham alta performance todos os dias”, disse o gerente de Divisão Agrícola, Clézio Henrique Menandro.

Luiz Gustavo Lazarini, supervisor de Logística e Plantio, conta que em 2022 o objetivo era estabelecer com a equipe como vencer desafios maiores, como o plantio de 7.200 hectares de cana-de-açúcar. “A equipe comprou a ideia, vestiu a camisa e o desafio foi cumprido, conseguimos superar todas as metas de produtividade e qualidade”, lembrou.

Para 2023 o desafio é ainda maior, plantar pelo menos 8.200 hectares de cana, e o treinamento foi diferente. “O treinamento deste ano buscou valorizar todo o ganho e superação do ano passado, mostrar novas metas e desafios e reforçar que acreditamos no potencial de todos para mais um ano de sucesso”, afirmou.

Segundo Rogério Gerônimo dos Santos, encarregado de Produção Agrícola, o treinamento tem trazido ótimos resultados na lavoura. “Este conteúdo impacta diretamente na produtividade deles, pois buscam melhorias, dar soluções e ajudar no dia a dia. Isso só vem trazer mais rendimento na produção, qualidade e segurança para todos, apontou.

Aldair Aparecido Moura, motorista de caminhão-pipa, reforça o que Rogério disse. Segundo ele, os treinamentos abrem a visão dos colaboradores. “Aprendemos muitas coisas, como questões de comportamento e até os números e as metas que a gente precisa buscar”, apontou.

Organizar treinamentos assim demanda a participação integral da equipe de Recursos Humanos. Bruno Damascena, Gerente de Divisão de RH, aponta que é gratificante realizar o trabalho quando os resultados aparecem. “O resultado de 2022 foi formidável e entendemos que estamos no caminho certo. Quanto mais treinamos as pessoas, desenvolvemos e conversamos com elas sobre metas e indicadores, mais aguerridas elas vão atrás dos resultados”, avalia.

O trabalho de plantio na Usina Estiva começou no final de janeiro e segue até agosto. Em setembro e outubro o trabalho foca na produção de mudas em viveiro para novo ciclo de plantio no ano seguinte.

Comentários ()