Em busca da Certificação FSSC 22000

Colaboradores de vários setores da Indústria participaram de capacitação e treinamentos sobre os conteúdos da certificação de qualidade FSSC 22000, sistema robusto, baseado na ISO 22000 e internacionalmente aceito para auditoria e certificação de segurança de alimentos no setor de fabricação de alimentos e bebidas.

Por ser uma indústria de alimento, o açúcar, a Usina São José da Estiva se qualifica para alcançar esta certificação, um passo importante na sua constante busca por qualidade e segurança alimentar. “Num mercado global e altamente competitivo, garantir esta segurança é necessário, tanto do ponto de vista de saúde do consumidor, como para a garantia da participação da empresa no mercado, por isso estamos todos empenhados nesta missão”, lembrou Ricardo Ribeiro da Silva, gerente Área de Produção da Usina São José da Estiva.

Segundo ele, a segurança de alimentos está relacionada à presença de perigos veiculados pelos alimentos no momento do consumo pelo consumidor. Como a introdução de perigos pode ocorrer em qualquer estágio da cadeia produtiva de alimentos, é essencial o controle adequado através desta cadeia. Assim, a segurança de alimentos é garantida com esforços combinados de todas as partes participantes da cadeia produtiva de alimentos, inclusive da indústria”, apontou.

Os primeiros treinamentos alcançaram os chamados multiplicadores, mas nos próximos meses novas turmas serão introduzidas ao tema e às medidas e normas necessárias para que todo o processo cumpra os mais rigorosos indicadores de qualidade e segurança em todo a cadeia de produção. 

 

Comentários ()