Projeto Cumbuca é concluído com sucesso

A Usina São José da Estiva finalizou com ótimos resultados o programa de Desenvolvimento para lideranças, chamado internamente de “Cumbuca”. Participaram líderes da Fábrica de Açúcar, Destilaria, Rede de Vapor, Moenda e Planejamento. Baseado no método Cumbuca e no livro TQC – Controle da Qualidade Total, de Vicente Falconi, o programa contou com 10 encontros semanais.

Segundo os organizadores, o método Cumbuca estabelece que no dia da reunião seja realizado um sorteio com os nomes dos participantes para conduzir o conteúdo, o que gera um envolvimento de todo o time, pois ninguém sabe qual participante será sorteado. Além disso, como todos estudaram o tema, a participação é ativa e produtiva, pois cada participante expõe seus conhecimentos e necessidades, fazendo com que o grupo entenda que não basta fazer apenas as tarefas do seu setor, mas principalmente qual o impacto de suas ações no processo seguinte. “Essa dinâmica é fundamental para o envolvimento de todas as áreas como um só time, desenvolve a capacidade de empatia entre os participantes e, assim, o objetivo torna-se comum para todos”, aponta Ricardo Ribeiro da Silva, gerente de Área de Produção.

Daiane Zanini, analista de Recursos Humanos, conta que o conteúdo é sempre o de evolução. “Discutimos conceitos de melhoria contínua, a importância da padronização, a necessidade de capacitar a equipe para melhoria dos processos”, resume. A analista também informa que para 2024 o projeto deverá alcançar outros setores da Usina. “Buscaremos expandir o Cumbuca para demais liderança da empresa. O foco é desenvolver a equipe em busca de melhores resultados”, finalizou.

Comentários ()