Usina Estiva inicia safra 2023/2024

A Usina São José da Estiva iniciou a safra 2023/2024 na manhã desta segunda-feira, dia 10 de abril, com previsão de moagem em 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 8,6% mais do que foi moído na safra 2022/2023, encerrada em dezembro passado.

Segundo Marco Antônio Cardoso de Toledo, gerente de Divisão Industrial, a produção estimada é de 250 mil toneladas de açúcar, 166 mil metros cúbicos de etanol e 103 mil MWh de energia elétrica exportada. “Com estas produções atingiremos um mix ligeiramente açucareiro, sendo próximo a 51%”, aponta.

Se o clima seguir os padrões normais, a expectativa é a de que a indústria tenha um aproveitamento do tempo em pelo menos 85%.

Boas expectativas também tem o setor agrícola. Clézio Henrique dos Santos Menandro, gerente de Divisão Agrícola, lembra que 2022 apresentou bons resultados, o que aumenta a confiança para a safra que acaba de começar. A estimativa é de aumentar o TCH (Tonelada de Cana por Hectare) em torno de 8,5%, com a colheita de 86 toneladas de cana por hectare e com ATR (Açúcar Total Recuperável) médio de 138 quilos. “Tivemos um ano com regime hídrico melhor para a formação do canavial e, com os plantios realizados, houve uma boa preparação para esta safra”, apontou.

Outra medida importante será o manejo para compensar o adiantamento de colheita de algumas áreas devido à antecipação de safra, através do uso de maturadores e inibidor de florescimento. “O manejo será importante para garantirmos o ATR necessário para a indústria, pois esperamos fazer a compensação com as áreas que têm alta produtividade”, afirmou Clézio.

Comentários ()