Usina Estiva promoveu Bolsa Qualificação para motoristas e operadores de máquinas

85 colaboradores da Usina São José da Estiva, entre motoristas e operadores de máquinas, que aderiram ao programa Bolsa de Qualificação Profissional, do governo federal, concluíram o período de treinamentos e capacitação.

Segundo dados do site gov.br, esta modalidade de bolsa é concedida quando o contrato de trabalho é suspenso, por dois a cinco meses, para a participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador. A suspensão contratual deve estar prevista em acordo ou convenção coletiva de trabalho e aprovada formalmente pelo trabalhador.

Ao fim do período de capacitação, os colaboradores retomaram as atividades normais, com o início da safra 2023/2024. “Foi um período de intensas atividades, conhecido como layoff. Os colaboradores participaram de 180 horas de treinamentos, entre janeiro e março, realizadas no Sindicato Rural, na Novocana e na Assistência da Usina”, relata Daiane Zanini, analista de RH da Estiva.

Bruno Damascena, gerente de Divisão de Recursos Humanos da Usina Estiva, lembra que, apesar de ser uma Lei antiga, é a primeira vez que a empresa a aplica e os resultados foram satisfatórios e positivos. “O colaborador ganhou porque, além de manter o emprego, também permaneceu com benefícios importantes, tais como assistência médica, odontológica, convênio farmácia, ticket alimentação e outros, enquanto se qualificava. Já a empresa ganhou por manter bons profissionais no quadro, com a oportunidade de capacitá-los dando mais conhecimento para obtermos melhores resultados ainda”, destacou Bruno.

Para os profissionais, o layoff foi uma oportunidade de conhecer mais a empresa onde trabalham, obter mais aprendizados com os cursos oferecidos e também manter o vínculo com a empresa. “Foi uma ótima experiência, esclareci dúvidas, aprendi coisas novas e tive um bom suporte financeiro”, afirmou o motorista Jonatan José das Neves.

Sales Duarte da Silva, operador de máquinas, destacou o tempo que passou com a família como uma das vantagens do layoff. “Fiz novas amizades durante os cursos e pude passar mais tempo com minha família”, agradeceu.

João Júnior da Silva, também operador de máquinas, lembra do crescimento profissional proporcionado pela Usina Estiva. “Foram três meses de aprendizado, só tenho a agradecer”, afirmou.

A equipe do RH agradeceu o empenho dos instrutores internos que puderam passar seu conhecimento para o treinamento da equipe. “Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos para o sucesso do programa”, disse Daiane.

 

 

Comentários ()