O tempo médio que a Usina São José da Estiva leva para fazer o carregamento de açúcar a granel, enviado para o mercado externo, foi destaque para a Copersucar, que avaliou todas as empresas associadas que atendem este quesito. Sendo a maior cooperativa brasileira de açúcar e etanol e um dos maiores exportadores globais destes produtos, a companhia decidiu, em 2022, estimular o ganho de tempo como qualidade para as usinas estabelecendo o tempo menor do que duas horas como meta a ser alcançada por todas em 2023. Dados da Copersucar demonstram que o tempo médio das associadas em 2022 foi de 3h40min. A Usina Estiva tem a marca de 1h31min, 58,64% menor.
Ronildo Lopes, encarregado de Faturamento e Recebimento Fiscal, explica que o ano de 2022 serviu para as empresas se adequarem, mas a Usina Estiva saiu na frente. Segundo ele, o tempo alcançado é resultado de um planejamento e de ações que já são implementados há vários anos pela empresa. “Nossa política de trabalho sempre procurou aprimorar o tempo de carregamento e isto se aplica a todos os nossos produtos e conta com o inestimável apoio das equipes de Faturamento e Ensaque”, aponta Ronildo.
Um ponto importante e que garante total gestão de cada etapa do processo de carregamento, foi a aquisição do Sistema Metta, em 2011, que permite acompanhar desde a liberação do caminhão para carregamento até a emissão da Nota Fiscal. "Essa ferramenta nos ajuda a entender em qual etapa estamos mais eficientes e em qual devemos nos empenhar para reduzir cada vez mais nosso tempo de carregamento e deixar o processo cada vez mais eficiente”, detalha Ricardo Fernandes, encarregado de Ensaque e Armazenagem.
Ainda segundo Ronildo, quanto menor o tempo gasto para o carregamento, menores são os custos de logística do cliente. “Se o carregamento é feito de forma rápida e eficiente, agiliza a logística e contribui para a redução de seus custos”, avalia.
A marca alcançada pela Estiva chamou a atenção não só da equipe da Copersucar, como também de outras usinas que buscaram saber mais para aplicar em seus processos. “O segredo é o atendimento estratégico”, ensina Ronildo. “Trabalhamos com o agendamento prévio do carregamento que garante o fluxo contínuo dentro da nossa capacidade diária de atendimento, desde a recepção do veículo até a emissão da nota fiscal”, aponta.
Os dados de 2023, apurados pela Copersucar, servirão como base para melhorar a remuneração para as cooperadas, dentro de um programa de incentivos que deverá alcançar outros produtos, como o açúcar branco e o etanol.
Comentários ()