Cipeiros fazem curso de capacitação

A equipe de Segurança do Trabalho da Usina São José da Estiva realizou treinamento para membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) que assumirão seus postos a partir do dia 1º de abril.

Organizado pela equipe DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional), o curso teve 16 horas de duração e abordou diversos aspectos, desde o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e suas medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos, passando ainda por aspectos legais relativos à segurança e saúde no trabalho, dentre outros assuntos.

Também houve a participação do enfermeiro do Trabalho, Júlio Gonçalves, e das equipes do Departamento Pessoal e DHO. “Cuidamos para que todos os itens da NR5 fossem abordados no treinamento e, por isso, convidamos o enfermeiro do trabalho, equipe do DP e DHO para contribuírem com seu conhecimento”, explica Daiane Zanini, especialista em DHO.

Manoel Gandini Lopes Júnior, técnico de Segurança do Trabalho, conduziu o treinamento e destaca que a capacitação, além de cumprir normas trabalhistas, promove o conhecimento necessário para a diminuição dos acidentes e assédio no trabalho. “Todos são capacitados para agir em situação onde o risco está presente e, assim, tomar as decisões corretas, sempre pensando no bem-estar do próximo”, disse Manoel.

Segundo o técnico, o treinamento gera expectativas sobre o aproveitamento e desta vez não foi diferente. “Tivemos um alto rendimento da turma, o que mostra a determinação de todos os cipeiros por busca de conhecimento em um assunto tão importante que é a prevenção de acidentes e de assédio no trabalho; isso nos mostra que estamos no caminho certo e, dessa forma, fazemos com que nosso ambiente de trabalho se torne mais seguro para todos.  Lembre-se ‘Uma vez Cipeiro, para sempre Cipeiro!’, finalizou.

Comentários ()