“Cuidar para viver. Informar para proteger. Compartilhar para não esquecer”. As três frases resumem todas as ações propostas pela Usina São José da Estiva para marcar os meses de outubro e novembro, quando as atenções se voltam para a prevenção ao câncer de mama e de próstata.
Mais do que informar, a campanha também está promovendo a solidariedade, arrecadando alimentos – macarrão para sopa e leite -, que serão doados ao Hospital de Câncer de Catanduva. Cada doação gera um cupom que dará direito à participação em sorteio de diversos prêmios.
“Este é um trabalho conjunto dos setores Recursos Humanos, Medicina do Trabalho e Comunicação e Eventos, com uma programação abrangente, que inclui informar os colaboradores sobre o autocuidado e a necessária dose de autoamor, além de promover a solidariedade”, disse Glória Green, supervisora de Gestão de Pessoas.
Logo na primeira semana da campanha, foi possível observar que os colaboradores têm absorvido as informações que são repetidamente passadas a cada campanha. Em tendas instaladas na Usina e Agrícola, colaboradores eram convidados a responder o Quiz, uma atividade lúdica que media o conhecimento de homens e mulheres. Graças ao trabalho em equipe, que se dispôs a estar em pontos e horários diferentes da Usina e do Agrícola, quase 60% dos colaboradores puderam participar, com direito também aos cupons para sorteio de prêmios.
A grande maioria demonstrou conhecimento sobre os temas da campanha. Dos mais de 800 homens que responderam ao Quiz Novembro Azul, 98% sabiam o que o mês significa; 99% disseram saber que a cura aumenta muito quando a doença é detectada precocemente, e 100% apontaram que ter uma alimentação saudável e praticar exercícios ajudam na prevenção.
Entre as quase 200 mulheres que responderam ao Quiz Outubro Rosa, 99% sabiam o que significa este mês; 97% sabiam que a mamografia é o exame mais indicado para o diagnóstico e que nódulos nas mamas podem ser sinais de atenção para o câncer.
“Foi muito bom observar que as muitas campanhas que já fizemos têm surtido efeitos importantes entre o nosso público e o Quiz foi uma forma lúdica de reforçar mais uma vez o quanto é importante a prevenção”, lembrou Júlio Gonçalves, enfermeiro do Trabalho.
A campanha seguirá até o dia 23 de outubro, quando acontecerá evento que reunirá homens e mulheres para mais conhecimento sobre autocuidado, proteção e qualidade de vida. O evento terá a palestra com o médico Fábio Pantaleão e participação especial de Kadu Ilusionista. “Será mais uma maneira de reforçarmos todos os pontos importantes que garantem que homens e mulheres possam se cuidar para viver mais e melhor, informar para que todos possam se proteger sempre e compartilhar para que nunca nos esqueçamos do quanto nossas vidas são valiosas”, afirmou Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos.
Comentários ()