Autocuidado - Prevenção ao câncer de mama e de próstata movimenta colaboradores da Usina Estiva

 

“Cuidar para viver. Informar para proteger. Compartilhar para não esquecer”. As três frases resumem todas as ações propostas pela Usina São José da Estiva para marcar os meses de outubro e novembro, quando as atenções se voltam para a prevenção ao câncer de mama e de próstata.

Mais do que informar, a campanha também está promovendo a solidariedade, arrecadando alimentos – macarrão para sopa e leite -, que serão doados ao Hospital de Câncer de Catanduva. Cada doação gera um cupom que dará direito à participação em sorteio de diversos prêmios.

“Este é um trabalho conjunto dos setores Recursos Humanos, Medicina do Trabalho e Comunicação e Eventos, com uma programação abrangente, que inclui informar os colaboradores sobre o autocuidado e a necessária dose de autoamor, além de promover a solidariedade”, disse Glória Green, supervisora de Gestão de Pessoas.

Logo na primeira semana da campanha, foi possível observar que os colaboradores têm absorvido as informações que são repetidamente passadas a cada campanha. Em tendas instaladas na Usina e Agrícola, colaboradores eram convidados a responder o Quiz, uma atividade lúdica que media o conhecimento de homens e mulheres. Graças ao trabalho em equipe, que se dispôs a estar em pontos e horários diferentes da Usina e do Agrícola, quase 60% dos colaboradores puderam participar, com direito também aos cupons para sorteio de prêmios.

A grande maioria demonstrou conhecimento sobre os temas da campanha. Dos mais de 800 homens que responderam ao Quiz Novembro Azul, 98% sabiam o que o mês significa; 99% disseram saber que a cura aumenta muito quando a doença é detectada precocemente, e 100% apontaram que ter uma alimentação saudável e praticar exercícios ajudam na prevenção.

Entre as quase 200 mulheres que responderam ao Quiz Outubro Rosa, 99% sabiam o que significa este mês; 97% sabiam que a mamografia é o exame mais indicado para o diagnóstico e que nódulos nas mamas podem ser sinais de atenção para o câncer.

“Foi muito bom observar que as muitas campanhas que já fizemos têm surtido efeitos importantes entre o nosso público e o Quiz foi uma forma lúdica de reforçar mais uma vez o quanto é importante a prevenção”, lembrou Júlio Gonçalves, enfermeiro do Trabalho.

A campanha seguirá até o dia 23 de outubro, quando acontecerá evento que reunirá homens e mulheres para mais conhecimento sobre autocuidado, proteção e qualidade de vida. O evento terá a palestra com o médico Fábio Pantaleão e participação especial de Kadu Ilusionista. “Será mais uma maneira de reforçarmos todos os pontos importantes que garantem que homens e mulheres possam se cuidar para viver mais e melhor, informar para que todos possam se proteger sempre e compartilhar para que nunca nos esqueçamos do quanto nossas vidas são valiosas”, afirmou Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos.

Comentários ()