A novidade são câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos dos veículos, que tornam as operações mais seguras para os motoristas e demais usuários das vias.
A segurança de seus colaboradores é uma das prioridades da Usina São José da Estiva. Assim, pensando na integridade dos motoristas, que percorrem estradas todos os dias, a empresa investiu na implantação de um novo sistema de vídeo monitoramento para seus veículos.
O novo sistema começa em 31 veículos do Comboio, Canavieiros e Vinhaça, mas devem ser instalados em toda a frota. “Os primeiros testes já nos mostraram dados preocupantes e a necessidade de orientar nossos motoristas quanto às ocorrências registradas”, apontou Gilmar Vieira Júnior, líder de Produção Agrícola.

Com isso em mente, Gilmar e José Luís Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho, estão aplicando o treinamento para todos os motoristas da empresa. “O treinamento demonstra como o sistema funciona, como os vídeos são captados e quais as tratativas para cada situação”, explica Zequinha.
As câmeras registram imagens dentro e fora da cabine e tudo é acompanhado pelo Centro de Operações Agrícolas (COA). As ocorrências observadas são fadiga, uso do celular e cigarro, o não uso do cinto de segurança, obstrução das câmeras, excesso de velocidade, motor ocioso e distância do veículo da frente.
Gilmar lembra que o principal objetivo deste investimento é garantir que o colaborador faça o seu trabalho e volte íntegro e com saúde para sua família. Mas destaca que é um trabalho de equipe. “A empresa faz o possível para oferecer condições seguras de trabalho e cabe ao colaborador fazer a sua parte, observando as normas e procedimentos que vão garantir que ele cumpra sua jornada de trabalho com toda segurança”, afirmou.
Além do COA e a Segurança do Trabalho, estão envolvidas as equipes de Medicina do Trabalho e Recursos Humanos.
Comentários ()