Plantadora flex inova no plantio e garante premiação nacional para Usina Estiva

Mudanças no equipamento foram feitas pela equipe da Oficina Automotiva do setor Agrícola. A adaptação flexibilizou a escolha do fertilizante, garantiu economia e o reconhecimento por uma inovação para as atividades diárias.

A Usina São José da Estiva foi premiada na categoria “Automação Agrícola – Tecnologia & Inovações” no MasterCana Brasil & Award 2024, realizado em São Paulo em outubro. O evento reuniu lideranças do setor bioenergético nacional e internacional para reconhecer avanços tecnológicos e de inovação. A Usina Estiva foi representada pelo gerente de Área de Manutenção Automotiva, Oudelso Val Júnior, que estava acompanhado dos encarregados César Fachinelli e Édson Marcicano.

A premiação foi concedida pelo trabalho de automação nas plantadoras de cana, incluindo a instalação de um sistema flexível para aplicação de adubo sólido ou líquido, além de um sistema de recolhimento automático que proporciona maior segurança e eficiência operacional.

Captura de Tela 2024-11-29 às 15.33.20.png (7.79 MB)

Oudelso conta que a adaptação foi motivada pela falta de insumos e a alta de preços, especialmente o adubo líquido. “A equipe teve a ideia de adaptar as 15 plantadoras da empresa para que pudessem operar com o adubo sólido ou líquido, tornando-as mais versáteis e oferecendo a opção de escolher o que pode trazer melhor custo/benefício para a lavoura”, explica.

As plantadoras também receberam reforços nos cubos de rodas e acionamento automático das tampas laterais, além de dosadores automáticos que medem a quantidade certa de cana e insumos. “Ganhamos tempo e produtividade das plantadoras, além de gerarmos uma economia de R$ 8 milhões neste primeiro ano”, comemora.

Oudelso destaca a relevância da premiação para a equipe e para a Estiva. “Foi muito importante para todos nós. O prêmio reconhece o esforço de todos para encontrar a solução que trouxe eficiência e economia”, afirmou.

O gerente de Divisão Agrícola, Clézio Menandro, elogiou a proatividade da equipe que buscou soluções. Segundo ele, todo este esforço dos colaboradores contribuiu também para maior rapidez na troca de áreas de plantio e trouxe ganhos para todo o processo. “Ganhamos tempo e competitividade que trazem melhorias significativas para nossa performance operacional”, finalizou.

Comentários ()