Costurando Futuro: Turma passa para segundo módulo e projeto abre inscrições para segunda edição

O encerramento do primeiro módulo contou com entrega dos certificados e exposição das ecobags produzidas pelos participantes que, entusiasmados, seguem para novos aprendizados.

A primeira turma do projeto Costurando Futuro concluiu o primeiro módulo - Iniciantes, com direito a entrega de certificados, e já se prepara para começar a nova etapa, Módulo Avançado, com modelagem. No primeiro módulo, os participantes aprenderam a fazer ecobags, em diversos modelos, e agora avançam para peças mais elaboradas com o mesmo entusiasmo. “Todos tiveram um ótimo rendimento e aproveitamento no projeto”, disse a professora de costura Neusa Gaino de Freitas que, auxiliada por Graziela de Matos, conduziu todo o conteúdo.

Na cerimônia de encerramento, realizada em fevereiro, os participantes puderam expor seus trabalhos e conversar com os envolvidos no projeto. Estavam presentes Andréia Correia, diretora de Assistência Social e a vice-prefeita, Amarílis Biasi. Representando a Usina Estiva estavam Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos; Daniel Ruiz, gerente de Área de Controladoria, e Carla Melo, encarregada de SGI.

O sucesso da primeira turma levou os responsáveis pelo projeto a abrir nova turma Iniciante e o período de inscrições já começou.

Com patrocínio da Usina São José da Estiva – através da Lei Rouanet -, o projeto tem como proponente o Instituto Focus. A iniciativa recebeu apoio da Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Novo Horizonte e da AFAF - Consultoria em Incentivos. A Usina Estiva investiu quase R$ 200 mil reais no projeto para a contratação de professor e auxiliar, e para a compra de todos os materiais utilizados, desde agulhas até tecidos, além de equipamentos como máquinas de bordado, corte e de costura, tudo para que os participantes possam alcançar sua autonomia, mobilidade social e seu desenvolvimento.

“Mais do que permitir uma renda extra, o projeto contribui para desenvolver a autoestima e as competências pessoais dos participantes. Estamos felizes por mais pessoas terem esta oportunidade”, disse Rose Guerra.

A Usina Estiva também investiu, com recursos próprios, na instalação de um aparelho de ar condicionado no Centro de Geração de Renda, onde o projeto acontece. “Este investimento permitirá maior conforto para os alunos, professora e auxiliar e ficamos felizes em poder contribuir neste aspecto”, disse Daniel Ruiz. A entrega do aparelho aconteceu durante a cerimônia de entrega dos certificados.

Além da possibilidade de um ganho, o Costurando Futuro tem como diferencial a profissionalização e capacitação para quem deseja atuar no ramo da moda sustentável. Os participantes têm conteúdos e aprendizado sobre corte e costura e design sustentável, com aulas presenciais ministradas por profissionais especializados, incluindo a técnica upcycling, que reaproveita materiais diversos, tais como garrafas de plástico e uniformes descartados. Estas oficinas têm curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e também da designer uruguaia, Agustina Comas, que já levou sua marca para as passarelas do Brasil Eco Fashion Week e foi premiada na categoria “Inovação e Tecnologia” pelo Prêmio Fashion Futures em 2021.

Comentários ()


Houve um erro no carregamento da página. Estamos trabalhando para soluciona-lo.[1]