Plantio de árvores nativas marca o Dia Mundial da Água

Mudas produzidas pelo viveiro da Usina Estiva foram plantadas em área de preservação permanente visando a recuperação e proteção de nascente onde, futuramente, deverá ser área de educação ambiental.

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi marcado pelo plantio de 200 mudas de árvores nativas em Área de Preservação Permanente (APP), na nascente do Jardim Manga Larga, em Novo Horizonte.

As mudas, produzidas pelo viveiro da Usina São José da Estiva, a partir de sementes coletadas na região, foram doadas para a ação que contou com a participação dos atletas da base do Grêmio Novorizontino; Prefeitura de Novo Horizonte; Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e Sabesp.

Segundo Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos da Usina Estiva, o plantio de árvores e a recuperação de nascentes são medidas efetivas para garantir que não falte água no futuro. Rose também lembrou que medidas simples, considerados pequenos gestos, podem ter grande impacto no futuro. “A água é essencial para vida e nós temos um papel fundamental na sua preservação. Ao reflorestarmos e preservarmos nossas nascentes, estamos cuidando para que a água, um recurso tão valioso, não falte. Mais do que isso, reforçamos que cada um de nós precisa abraçar esta missão”, afirmou.

Segundo o gerente de divisão da Sabesp em Novo Horizonte, Everton Marquezini, as árvores plantadas ajudam na proteção e preservação do manancial e de uma nascente. Trata-se de uma que faz parte do projeto de um bosque e uma futura área de educação ambiental. Everton destacou a participação dos atletas. “A presença das novas gerações nessa ação é justamente para eles aprenderem a importância da preservação para a manutenção das gerações futuras, pois sem os recursos naturais, a humanidade não sobrevive”, afirmou.

Captura de Tela 2025-04-02 às 14.59.43.png (4.08 MB)

Além dos jogadores da base do Grêmio, alunos da ETEC Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida contribuíram no plantio das árvores. “É muito necessário que a gente plante árvore, porque é através da árvore, do sombreamento que vai começar a haver uma retenção de água e assim a possibilidade de amanhã ou depois nascer uma vertente, uma nascente, uma mina”, disse Gilmar Martins, assessor da Diretoria do Meio Ambiente.

Os jovens atletas do Grêmio entenderam a importância da missão que abraçaram. "Estamos ajudando na preservação do meio ambiente e, querendo ou não, esta é nossa responsabilidade, a de proteger o nosso planeta”, afirmou o zagueiro Alemão, da equipe sub-17.

Comentários ()